domingo, 17 de fevereiro de 2019

Tratamento (Desenho e Crônica - Fernando Paz)


Sempre me incomodou essa expressão "tratar uma mulher". Tratar parece um acordo ou quando alguém está doente e precisa de cura. Mulher não precisa ser tratada, isso é coisa de tratante (ou seria trator?).
Mulher deve ser admirada, respeitada e isso não precisa de um (con)trato especial. Pois quando se gosta, se assina com a alma! Talvez tato e sensibilidade para perceber que no contato é você que é tratado, sendo muito melhor com ela, por ela e também por você. Gentileza não tem sexo e nem precisa de um jeito diferente para A ou B. É educação de quem se coloca antes no lugar do outro.
Quem distingue jeito pelo sexo de quem fala: disfarça, é farsa.. De quem de profundo só tem a superfície. É um poço sem fundo (e sem empatia).
Trato é diferença e interesse, que espera algo em troca. Mas cuidar não é um negócio, é quem descobre antes que doação ATA, doação é ATO!
Isso sim é um fato. Convivência é espontaneidade de quem não calcula cada passo e entrega somente aquilo que sente.
Mulher, como qualquer pessoa, precisa ser valorizada e reconhecida. Não precisa ser tratada! E se assim acha, é você que precisa de tratamento.

Um comentário: